terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Expectativas para 2009

Depois de algum tempo com o Blog parado, estou de volta. E um pouco antes do início das principais competições do Futebol Brasileiro, quase todos os times já se acertaram, ou pelo menos, contrataram o suficiente pra isso.

Confesso que, como carioca, me encontro um pouco decepcionada em relação aos times cariocas, pois as contratações não foram tão boas quanto muitos torcedores esperavam, e em relação aos clubes paulistas, foram bastante fracas.


O Botafogo perdeu os principais nomes de seu elenco, como o capitão Lúcio Flávio; os volantes Túlio e Diguinho, que na minha opinião foram uma das melhores duplas de volantes durante o ano de 2008; o xodó Jorge Henrique; os zagueiros Renato Silva e André Luis, que eram os titulares, dentre outros; e o goleador Wellington Paulista. Pra compensar as perdas, o alvi-negro tentou reforçar-se de acordo com a situação atual do clube, que não é tão boa, e com a recente troca de presidente. A diretoria correu atrás como pôde, e trouxe nomes de um certo peso, como o atacante Reinaldo, que estava na China. O que de fato, não é ruim, mas também não foi uma contratação incrível. Além de Reinaldo outros nomes relativamente importantes vieram à General Severiano, como o seu ex-capitão Juninho que mal aproveitado no São Paulo retornou, o que de fato, foi uma boa jogada do Botafogo, uma vez que o Juninho é um bom zagueiro, e já vestiu a camisa anteriormente e se deu bem. Além dele, os zagueiros contratados pelo alvi-negro são bons, Teco e Wellington. Vieram também nomes como o de Fahel (ex- Goiás), Léo Lima (ex-Cruzeiro) e Batista, que fez uma boa campanha pelo Avaí em 2008.

O Flamengo praticamente não contratou. Manteve a base de 2008, apenas com a mudança de técnico, já que agora o rubro-negro é comandado por Cuca, que conhece bem o time por já tê-lo enfrentado diversas vezes enquanto estava à frente do Bota e a vinda de Zé Roberto, que também conhece o clube devido às suas épocas de Botafogo, o que foi realmente uma boa contratação, se o Zé Roberto manter a boa conduta e coisa e tal (porque futebol, ele tem). Os outros nomes que vieram para o Flamengo são apenas boas promessas, como o meia Willians, ex-Santo André.

O Fluminense perdeu parte do seu elenco base, mas manteve peças importantes como Conca, que na minha opinião é um dos melhores meias do Brasil, (e um dos melhores chutes de fora da área!). Arouca, Thiago Silva, Washington, Junior Cesar foram os principais nomes à deixar o tricolor carioca. Em compensação, chegaram Diguinho (que como eu já disse, na minha opinião um dos melhores volantes do Brasil), Jaílton e novamente Leandro Amaral. Que são alguns nomes de peso.

O Vasco foi um dos times que mais se reforçou, e fez o certo e coerente. Supriu boa parte das suas necessidades de acordo com a realidade do clube, e antendendo à indicações do novo técnico Dorival Júnior. De fato, os melhores nomes do Vasco, foram embora do clube, como Madson, Wágner Diniz, Leandro Amaral e etc. Mas o Vasco contratou de acordo com as necessidades para disputar uma segunda divisão, e alguns bons nomes vieram, como Carlos Alberto, que também precisa manter a boa conduta para se sair bem no time cruzmaltino. Além dele, veio o Nílton (ex-Corinthians), que é um jogador de raça, que pode ser bem útil à série B, o promissor Pimpão (que de acordo com alguns vídeos, faz o estilo de Nilmar), e etc.

Já em Minas...

O Galo reforçou-se trazendo novamente o técnico Emerson Leão, que não terá tantas dificuldades, uma vez que o time manteve seu elenco, saindo apenas seis de seus jogadores, e entrando alguns bons jogadores, como Éder Luís (ex-São Paulo), Carlos Alberto (ex-Corinthians) e Diego Tardelli (ex-Flamengo).

Em contrapartida, a Raposa perdeu pra lá de dez nomes de seu elenco, mas trouxe alguns reforços importantes como Wellington Paulista (ex-Botafogo), que apesar de não ser um grande craque, tem faro de gol. Trouxe também o atacante Soares, que era do Grêmio.

Os times gaúchos também vêm bem fortes para o ano de 2009.

O Grêmio perdeu poucos nomes, dentre eles a promessa Felipe Mattioni (lateral), que foi para o Milan, da Itália, rendendo um dinheiro considerável ao tricolor gaúcho. A base foi mantida, sendo feitos apenas alguns ajustes, apresentando jogadores como o excelente Alex Mineiro, que havia feito uma grande temporada de 2008 pelo Verdão. Além dele, Ruy do Náutico (que na minha opinião é um bom lateral, com muita raça, as vezes exagerando na força, mas...), e Fábio Ferreira, do Corinthians, que evoluiu muito nesse último ano, tendo substituído Chicão em algumas partidas.

O Internacional vem sem dúvida como um dos favoritos pra esse ano, porque, apesar de não ter contratado nenhum grande reforço, também não perdeu. Até agora conseguiu manter nomes importantes como o de Nilmar, Alex, D'alessandro, Guiñazu e etc.

Já os clubes paulistas vêm muito fortes pra 2009.

O Corinthians fez a maior contratação do futebol brasileiro esse ano, trazendo o Fenômeno. Que, apesar do peso, e do tempo que este esteve parado, é um grande nome, e uma boa jogada de marketing (apesar de o craque já ter perdido 3 kg nesses tempos de treino). Além disso, o Timão manteve sua base, e manteve nomes importantes como o de Dentinho, André Santos, Douglas e etc. Além de quase elenco campeão da série B de 2008, o Corinthians agora conta com Jorge Henrique (que pra mim, é um dos melhores, se deixar o cai-cai de lado), Túlio, Souza etc. Perdendo apenas um dos grandes nomes de 2008, que foi o argentino Herrera.

O Palmeiras também perdeu uma ba parte do elenco, inclusive o destaque Alex Mineiro, mas compensou trazendo o jovem craque Keirrison que fez uma ótima temporada pelo Coxa. Além dele, poucos nomes importantes foram citados, mas o Verdão manteve parte de seus craques, e com certeza brigará por títulos.

O Santos contratou e dispensou poucos. Mas dentre os contratados, há jogadores extremamente promissores, como o maestro Lúcio Flávio, Madson, Bolaños (um dos craques da conquista da Libertadores da LDU) e Triguinho. Apesar de poucas, as contratações do alvi-negro praiano foram boas, além de ter mantido bons jogadores como o craque Kléber Pereira.

O São Paulo manteve a linhagem que vem fazendo há anos, contratando apenas o necessário. Poucos e bons, como Washington (seu ex-carrasco), Wagner Diniz, Renato Silva, Junior Cesar, dentre outros...E dispensou apenas jogadores que realmente não estavam sendo suficientemente aproveitados.

E assim começaremos o ano promissor de 2009, com um futebol de alto nível, e altamente competitivo, como sempre é o nosso Brasileirão. (yn)

Por Nathália Larghi. 20 de janeiro.

21 comentários:

Unknown disse...

Apesar de perdas importantes, o Fluminense parece ser o time carioca mais bem montado e logo depois vem o Flamengo que manteve a base do ano anterior.
Para o brasileirão ao que tudo indica esse ano um dos grandes favoritos será o Inter de Porto Alegre, ao lado dos Bambis e do Corinthians.

Unknown disse...

Como eu já disse anteriormente, vc não precisa mais fazer a tão sonhada e promissora faculdade de jornalismo.
Nasceu com o dom de falar sobre o futebol, evolua sempre em cima disso ;)
Ta de parabéns Nath !
t1t1t1

Aninha Fernandes! disse...

Ná, como eu já disse você está de parabéns! Gostei mesmo do seu blog, você tem facilidade de escrever, e entende do que fala. Toda sorte do mundo pra você no vesttibular! Torço por você, e te admiro demais! Continua assim, e você vai se dar bem!!
bjão

Anônimo disse...

Quanto aos regionais, o mais disputado esse ano, sem sobra de duvidas sera o Paulista. Em grande parte devido as novas contrataçoes que vão deixar o campeonato regional MUITO mais forte.

Na minha opinião, dos 4 grandes de SP, os Bam....digo...o São Paulo vem como o time mais forte pois manteve seu forte elenco e trouxe peças muito boas, infelizmente é o time a ser batido esse ano novamente.

Logo atraz acho que vem o seu CURINTHÁ, não pela chegada do Ronaldo (pois convenhamos, ele não é mais o fenomeno e isso é muito mais uma GRANDE jogada de markething doque um reforço)....O elenco Conrinthiano não conta com grandes nomes (afinal, quem é Dentinho e cia?)....o maior nome do elenco alvi-negro é: ENTROSAMENTO (oque faz de SP e Corinthinas dois times a frente no futebol Paulista)...continua, rs

Anônimo disse...

...continuando...

Meu Palmeiras vem como a terceira grande força Paulista, e isso pode mudar nas proximas 2 semanas (creio eu, que na próxima já vamos ter mais certezas)

Alem das revelaçoes do Brasileiro de 2008 como Keirrison, Marquinhos, Willians e Cleiton Xavier o verdão ainda espera a confirmação para amanha (quarta) de Edmilson (ex-barça)do Villareal da espanha, Kleber, Maldonado e Fred do Lyon. As outras contrataçoes do verde não são de muita relevancia, porem precisa-se de tempo para uma avaliação das "outras peças". O maior porblema?....ENTROSAMENTO, depois disso Palmeiras com certeza sera um dos mais forte times em atuação no Brasil.

Quanto as cariócas não vou comentar, não gosto (infelizmente) dos times do rio e não acompanho muito.....

Nath, linda como sempre, e com textos muito bons!!...Fãn numero #2 (já que o #1 tem dono, haha XD)

Beijo

Anderson disse...

Pois bem...em tempos de crise o mercado fica pouco movimentado. Na minha opinião, o Santos foi quem melhor contratou nessa janela. O "timinho" também fez bonito ao trazer o Túlio e o Ronaldo, mesmo que este último seja mais útil fora de campo que dentro dele.
O meu tricolor está na briga mais uma vez. Manteve seus principais jogadores, o que eu achava que não iria acontecer pois dava como certa as saídas do Hernanes e do Miranda. Contratamos bem tambem, trazendo o Arouca, o Júnior César, o Eduardo Costa e o Renato Silva. Particularmente não gostei da contratação do Washington, mas reconheço que ele pode ser útil em algumas ocasiões. Agora vamos esperar a bolar rolar para ver o resultado de toda essa movimentação.

Beijos, Nath e parabéns pelo blog. Como sempre você se mostrou bastente coerente. Esperamos a próxima postagem!

Anônimo disse...

COOOOOOOOORINTHIAAA! a maior contratação do futebol brasileiro dos ultimos anos senão da história e vai dar certo! tomara que ele jogue contra o meu avaí aqui na ressacada pra eu ver ele de perto! *-*

naaath parabéns pelo blog! :D

Unknown disse...

.. a maior contratação sem mais e sem menos foi a do TIMAO, fato. Mas mesmo se relevarmos essa contratação, foram feitas outras que concerteza vão ajudar muito o time, como Souza ( ex Phanatinaikos ), Tulio, Jorge Henrique *-*, Jean, e Escudero ( eu pessoalmente tenho um pé atras com ele, mas beleza!). Concerteza o CORINTHIANS vem com tudo pra essa temporada, assim como o Palmeiras, Santos, São Paulo, Fluminense, Inter e até o Gremio (que sempre surpreende a todos com um time diriamos razoável, mas competitivo).

E quanto a tia Nath sem comentários né, quase nao entende de futebol, se eu trabalhasse na GLOBO te contratava! o/*

Unknown disse...

Fenômeno Strikes back.

Unknown disse...

Bom... o blog tah diferente, com uma cara "2009" com um jeitinho diferente... um "jeitinho Nath de ser" =P

Bem Nath querida... não preciso falar de futebol pq vc entende muito mais do que eu sobre o assunto... mas... vc nasceu com o jornalismo no sangue...

MEUS PARABÉNS NATH!

Anônimo disse...

Muito bem escrito ;]
melhor que Chico Lang, com certeza =D

Esse ano, na minha opinião, tem dois times que tem tudo pra ter um grande ano, Corinthians e Internacional.
Fluminense também pode ter um grande ano, tem um ótimo time, mas perdeu dois grandes jogadores, o Thiago Silva melhor zagueiro do Brasil,e o Washington.

o jeito é esperar =D

Parabéns Nath! =]

Igor. disse...

nao é porque é minha namorada, que irei elogiar.
mas ela tem o dom, manda bem , deixa o lado passional de lado e escreve sem comentários torcedor , totalmente imparcial.
ta foda seu blog , linda.
te amo ♥

Anônimo disse...

Seu blog está muito bom Nathália =)
Como te disse dei uma parada devido à falta de tempo, mas em fevereiro tô de volta. :)
Escreve muito bem moça :D
Quanto aos estaduais...
O mais disputado será o Paulista, com jogadores e técnicos de altíssimo nível. Além de ser mais organizado em relação aos outros regionais. Aposto no Corinthians devido às boas contratações e a boa pré-temporada, mas os outros grandes não deixam a desejar e vêm bastante fortes também.
No RJ, o Flamengo é o favorito por contar com a base mantida e o elenco forte. Mas o Fluminense contratou bem e vem forte, além das incógnitas Vasco e Botafogo que praticamente montaram um novo time.
O Cruzeiro dá toda a pinta que vai conquistar o mineiro com sobras, pra mim tem um dos melhores elencos do Brasil. Já o Galo há muito tempo não monta um forte time.
Inter e Grêmio travarão um dos duelos mais disputados Brasil afora. Os dois times contrataram bem e estão muito fortes para a temporada que se inicia.

E que comecem os estaduais.
mais uma vez, Parabéns Nathália.
Qualquer coisa, só pedir :)
Beijos.

Pedro Jr disse...

Os times se reforçaram bem, eu como Flamenguista achei muito melhor a diretoria conseguir segurar os jogadores do ano passado, que com certeza estão mais entrozados do que os de outros times cariocas, por isso acho eu que levamos uma leve e talvez breve vantagem...

OBS:Começou o ano super bem Naah!

Anônimo disse...

tipo, gostei muito do blog. ótimas observações, foi bem passional e como sempre, a gramática perfeita *-*

você só esqueceu do maior detalhe que fará a total diferença neste ano .. a permanência de Sambueza, que sem dúvida, será o craque do Flamengo em 2009 *-*
hsauhuashuashuashasuhasuhu (e eu não estou brincando, é a minha aposta ;p )

sério mesmo, tá de parabéens princesa, muito bom mesmo, continue assim, que você irá MUITO longe no ramo jornalístico . ♥

Unknown disse...

Cade o Amauri? Dunga mais uma vez se mostrou ridiculo! Adriano, ele deve ta indo lá ver o treino dele pq o cara joga 10 min por jogo. Assim vamos ficar muito tempo sem ganhar nada.

Anônimo disse...

Assisti nesse fim de semana ao jogo entre Argentina e Colômbia pelo Sul Americano Sub 20 e fiquei completamente indignado com a violência e a selvageria dos nossos "hermanos" enquanto estavam perdendo por 2x0, com menos de 20 minutos de jogo. Os abusos não foram punidos pelo árbitro e acabaram por inibir a habilidosa seleção colombiana, que não resistiu e cedeu o empate. Podemos comparar a violência argentina à agressão que dunga proporcionou a todos os brasileiros que acompanham e gostam de bom futebol, ao vetar o atacante AMAURI do clássico contra a "squadra azzurra". Não há, no plantel de Dunga, atacante em melhor fase que AMAURI!!! O craque da Juventus tem características que lembram a força de Adriano, a disposição de robinho, a técnica (inferior, claro, mas incomum para os chamados "pivôs", ou "matadores") de Pato, e o faro de gol de Luis Fabiano (ótimos jogadores, mas que não estão em suas melhores fases, com exceção de Pato, que tem atuado bem, como de costume)!!! E ainda assim, Dunga faz questão de privar um jogador tão talentoso do sonho de vestir a camisa de nossa seleção!!! Que Marcelo Lippi faça bom proveito!!

Unknown disse...

maninha, só vim pra dar os parabens pelo blog !
ta shooooooooooooow de bola,
na booa, nunca tinha lido e ficado tao satisfeito !
ta de parabeens msm, to orgulhoso ! õ/

Unknown disse...

o raxa dos clubes nos estaduais desse ano vai ser intenso, nas minha opinião os clubes que largam na frente nos estaduais citados são: são paulo, flamengo, cruzeiro e internacional.
bom, hoje depois da chegada de mais dois reforços (kléber e alecssandro), eu acredito que o inter fica com um dos elencos mais fortes por aqui, enquanto o são paulo sempre com a mesma base e reforçando os setores que deixavam algumas dúvidas, mantendo a defesa sempre forte, acredito que são as equipes que mais darão trabalho.

Anônimo disse...

Mulher entende pouco ou quase nada de futebol. Concordar com o anão que RG tem que ficar fora da seleção é no mínimo burrice ou cegueira futebolística minha cara Sra.

Anônimo disse...

Mulher entende pouco ou quase nada de futebol. Concordar com o anão que RG tem que ficar fora da seleção é no mínimo burrice ou cegueira futebolística minha cara Sra.