terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sul-americana Sub-20 / Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira sub-20 enfim começou a nos dar devida confiança na Copa Sul-americana. Ontem venceu a seleção Chilena por 2x0.

O jogo já começou quente, e a Seleção estava visivelmente melhor, tanto que aos 10 minutos Dentinho marcou seu gol, que fez com que a torcida (e ele mesmo, creio eu) desse um grito, não só de alegria mas de alívio, porque o garoto vinha desaparecido na competição, mas não devemos deixar de dar méritos à Patric, que fez a excelente jogada pela direita, cruzou, e Dentinho partiu de trás da zaga enfiando a bola pro fundo da rede. Nessa hora, o time do Chile se encontrava praticamente restrito ao campo defensivo, mas logo, começou a mudar. Os chilenos tentavam dribles, e demoravam à tocar, o que fazia com que o resto do time, chegasse bem junto ao jogador com a posse da bola, e se organizasse, além disso, tocavam e invertiam bem o jogo, dando trabalho à marcação brasileira, que, no meio do campo estava bem fraca. Apesar disso, o Brasil continuou bem , sem o individualismo das partidas anteriores, explorando as laterais e entrando com velocidade na área. Em compensação o Chile continuava relativamente bem, driblando, e enrolando bem com a bola nos pés, até o time se organizar para um possível contra-ataque. Apesar de tudo, o Brasil continua um time muito fraco em relação às bolas paradas. A nossa Seleção foi muito bem nesse jogo, com excelentes jogadas da parte de Patric pela direita (pra mim, o grande destaque do jogo), Tales (que comandava o meio de campo ofensivo do Brasil), Sandro (que comandava a parte defensiva do time), e Dentinho (foto), que diferentemente das partidas anteriores, buscou muito, tentou de fora da área, driblou bem, perdeu um gol feito devido àquela história de "chutou como deu" proveniente de um cruzamento mais perfeito ainda de Walter, que apesar da atuação discreta, jogou bem (é sim! temos que parar com a mania de achar que só joga bem quem aparece o tempo todo e faz gol, hahaha.), e por fim, Dentinho também correu bastante (além é claro de ter apanhado muito dos marcadores chilenos, haha.). Porém, no final do primeiro tempo o Brasil passou por apertos devido à ataques chilenos, com direito à milagres de Renan (a defesa continua um pouco fraca em alguns lances). No segundo tempo, o gol saiu da bola parada (sim! a que eu falei à algumas linhas acima, que era uma das fraquezas do Brasil), com um chute incrível de Maylson, que havia entrado na segunda etapa, aos 31 minutos. O retrato do jogo foi mais ou menos isso aí, e agora, vamos ver se enfim os moleques do Brasil conseguem levar a taça. I Believe.


Numa "outra" Seleção, com um pouco mais de prestígio, holofotes e agregados, um treinador que não disperta muita simpatia da torcida, apesar de tudo que fez, convoca seus jogadores para um amistoso com a atual campeã do mundo. O senhor Dunga (foto) convocou APENAS jogadores atuantes fora do Brasil, dado como motivo que 'aqui é início de temporada', então, ficamos assim:

Goleiros > Júlio César e Doni : Ambos atuantes no futebol italiano, pela Internazionale e pela Roma, respectivamente. Ambos bons, mas talvez Doni não seja o tipo 'goleiro de seleção'.

Zagueiros > Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva : Lúcio eu não gosto, nunca gostei, mas tampouco gosto de cornetá-lo aqui, então vou me restringir ao 'bom'. Hahaha. Juan vem dado um SHOW na Roma, e merece essa vaga. Luisão é bom, mas acho que seu tempo passou. Thiago Silva, sem comentários! É um excelente jogador, e tem um futuro promissor.

Laterais > Maicon, Daniel Alves, Adriano e Marcelo : Maicon é ótimo e prova isso na Inter. Daniel Alves tem feito boas coisas no Barça, e também gosto dele. Adriano eu não tenho acompanhado o suficiente pra opinar, mas vamos esperar pra ver. Marcelo é bom, mas só.

Meio-campistas > Gilberto Silva, Elano, Josué, Anderson, Julio Baptista, Ronaldinho Gaúcho, Felipe Melo, Kaká. Alguns são bons e merecem destaque, como o Anderson que é um garoto, ainda vai crescer no futebol, mas é bom. Gilberto Silva não tem deixado à desejar. Elano e Josué são insistências do treinador, e raramente jogam bem. Kaká é indiscutível, e Felipe Melo é uma incógnita. Já Ronaldinho...é bem útil para o esquema do time, já que chama bem a marcação e sabe bater faltas muito bem, mas fora isso é raro vê-lo brilhar na Seleção (e nem adianta, não mudo essa opinião por nada. Ou melhor, mudo sim, no dia que ele jogar brilhantemente na Seleção como joga nos times que atua - atualmente, no Milan - e nem venham com o argumento de 'na copa de 2002 ele jogou muito contra a Inglaterra' porque só vi isso, e acho que podia ter visto MUITO mais. )

Aacantes > Robinho, Luis Fabiano, Pato e Adriano : Todos bons jogadores. "Fabuloso" é goleador, Robinho é indiscutível assim como Kaká. Pato é um garoto que vai ter um belo futuro. Adriano é um bom pivô, mas resta saber como ele está no momento.

Está aí, um resumo da Seleção, e eu, como sempre dando meus pitacos, espero que gostem ;D


Agora venho aqui falar uma coisa, que tem me deixado agoniada, mas é uma mera opinião MINHA sobre a Seleção, nada que seja necessário vocês lerem, hahaha.

A Seleção Brasileira, não tem cara de Seleção Brasileira há uns bons tempos. Não parece que a gente tá vendo o Brasil, porque 80% dos jogadores jogam fora. "A culpa disso é dos clubes brasileiros que não têm grana, dos jogadores que são mercenários, dos times estrangeiros que colocam olheiros em garotos de 12 anos" e blábláblá. Não. Não tem um culpado pra isso. Ou pelo menos, não tem APENAS um (hahaha). Mas que é agoniante vermos na Seleção Brasileira garotos tão distantes de nós, que nós raramente vemos jogar...Tudo bem, que hoje em dia, quase todo mundo acompanha o campeonato italiano, espanhol, inglês, japonês, grego, australiano, e blablabla, mas não é a mesma coisa! Qual jogador ali é do seu time de coração? Nenhum! Pode ser do seu time na Itália, na Inglaterra, na Alemanha, mas não é igual etc. Qual deles a gente pode ver domingo? Quando for no Maraca, no Morumbi, no Pacaembu, no Mineirão, no Beira-Rio e etc ? É triste, e o pior é que as vezes, a gente vendo a Seleção, a gente tem aquele pensamento (mesmo que vago, e indireto) de 'fulano (jogador do MEU time) poderia estar aí, ele joga bem e tal...", porque as vezes, poderia MESMO! Aqui tem muito craque, com muito mais vontade de estar ali e com muito mais amor. Aqui tem jogadores de futebol que não querem só o status de 'estrela'. Talvez seja por isso que eu estou torcendo tanto pra Seleção Brasileira sub-20 nessa Sul-americana...

Por Nathália Larghi

11 comentários:

Anônimo disse...

depois dos 6 a 2 em portugal não duvido de mais nada (y) eahueahu
quero ver contra a itália.

Anônimo disse...

Até que enfim o Dentinho marcou o dele , tava demorando , apesar de perder um gol que eu achei facil.

O Dunga é um animal , me convoca o Adriano lutador de boxe e deixa o Amauri de fora , tomara que o Amauri vá pra Azurra mesmo , DUNGA ANIMAAL , :@:@

Anônimo disse...

Nussa
que massa!

Dentinho xD


e o brasil acho que vai perder num sei porque... =S

Unknown disse...

Wooow! Gostaria de parabenizar a Nath, que além de linda está fazendo um excepcional trabalho. E deixar claro que o majestoso Verdão vai levar tudo esse ano! \o/

Anônimo disse...

Primeiramente parabenizar a Nath, que mais uma vez escreveu muito bem, parabéns =]


Bom, pra variar o Dunga decepcionou na lista de convocações, Josué, Gilberto Silva, num dá!!
Cadê o Amauri?
Adriano já era, esse cara nunca joga nada..

Já o Dentinho joga muito, ainda vai ser o artilheiro dessa seleção sub-20 =D

Anônimo disse...

não gostei .. Panathinaikos é time do (L) sim, poxa ! =/
sahasassasahuashu
zooa
táa muiito 'massa' seu comentário, e é realmente muito triste a gente perder nossos jovens craques para o futebol europeu e nunca mais vê-los jogar, ou só quando tiverem 34, 35 anos, pra poder encerrarem a carreira no clube que 'amam' . =/

Mas tá de parabéns, você não gosta do Lúcio que nem eu, acha que o Maicon está numa ótima fase e você só deveria ter posto o Gilberto Silva em negrito, em respeito ao Panathinaikos ♥ .. husahuashas

brincadeira, muiito show =)

Anônimo disse...

como sempre tenho comentado aqui, seu blog continua foda.
tipo, achei o Dentinho melhor, mas mt abaixo das expectitativas ainda.
tipo, se ele sai com o Alan Kardec o Brasil ja estava com 9 pontos ;)
haha

Anônimo disse...

Cade o Amauri? Dunga mais uma vez se mostrou ridiculo! Adriano, ele deve ta indo lá ver o treino dele pq o cara joga 10 min por jogo. Assim vamos ficar muito tempo sem ganhar nada.

Anônimo disse...

Assisti nesse fim de semana ao jogo entre Argentina e Colômbia pelo Sul Americano Sub 20 e fiquei completamente indignado com a violência e a selvageria dos nossos "hermanos" enquanto estavam perdendo por 2x0, com menos de 20 minutos de jogo. Os abusos não foram punidos pelo árbitro e acabaram por inibir a habilidosa seleção colombiana, que não resistiu e cedeu o empate. Podemos comparar a violência argentina à agressão que dunga proporcionou a todos os brasileiros que acompanham e gostam de bom futebol, ao vetar o atacante AMAURI do clássico contra a "squadra azzurra". Não há, no plantel de Dunga, atacante em melhor fase que AMAURI!!! O craque da Juventus tem características que lembram a força de Adriano, a disposição de robinho, a técnica (inferior, claro, mas incomum para os chamados "pivôs", ou "matadores") de Pato, e o faro de gol de Luis Fabiano (ótimos jogadores, mas que não estão em suas melhores fases, com exceção de Pato, que tem atuado bem, como de costume)!!! E ainda assim, Dunga faz questão de privar um jogador tão talentoso do sonho de vestir a camisa de nossa seleção!!! Que Marcelo Lippi faça bom proveito!!

Anônimo disse...

maninha, só vim pra dar os parabens pelo blog !
ta shooooooooooooow de bola,
na booa, nunca tinha lido e ficado tao satisfeito !
ta de parabeens msm, to orgulhoso ! õ/

Paulo Victor disse...

Ta muito bom o Blog, primeira vez que passo aqui, e axei mto foda!

DUNGA FDP, tomara que o Amauri se naturalize italiano, e acabe com o brasil =D